quarta-feira, 13 de junho de 2012

Manipulação total e irrestrita

O ser humano é capaz, creia-me, de se conectar à natureza através de seu simples interesse e percepção, de uma forma mais abrangente e gratificante do que imagina. E ele nem sequer o imagina, porque é covardemente condicionado para isto. É mesmo revoltante e triste, mas é algo que pode ser mudado.

Não escrevo para quem acha que tem o controle de sua própria vida e esboça um sorriso um tanto arrogante de gente experimentada, concluindo que já percorreu caminhos e desilusões suficientes para entender que que as coisas são como são. Para estes não há novidades, porque já foram condicionados e costumam ser ótimos escravos, eficientes para um sistema, pobres para si mesmos.

Sofrimentos e experiências não podem nem devem ser desprezados, mas se não forem suficientemente compreendidos, podem nos levar a concluir que a experiência de estar vivo é algo mesquinho e tacanho, recheado de obrigações que não condizem com nossas verdadeiras inclinações, nem com as verdadeiras perspectivas que a existência e o mundo nos oferecem.

O que sobra é um grande circo de compensações ou fanatismos, uns vão para a igreja, outros consomem tudo, do sexo às novidades, no fundo, para compensar o vazio de não ter cumprido com a verdadeira obrigação: conhecer e explorar sua própria natureza e trabalhar duro por ela! 

As emanações verdadeiras que agregam sentido e significação


Existe emanações úteis e abrangentes em todos os seres vivos e até nos não vivos, contanto que sejam naturais, ou provenientes da natureza. Pedras, plantas, animais, insetos e mesmo regiões inteiras produzem emanações provenientes de suas constituições íntimas, ou do conjunto delas. Da mesma forma que em uma orquestra cada instrumento em particular produz sua harmonia e sonoridade típica, o conjunto deles produz uma sinfonia. As sinfonias provenientes de uma dada região, como um deserto, são diferentes das produzidas em uma floresta tropical, porque os "instrumentos" que emanam seus sons e tons também são diferenciados.

As emanações da natureza são percebidas pelos seres humanos como sentidos, significações emancipadoras que dão o tom da realidade de uma dada região ou situação em que esta região se encontra. Estes sentidos e significações, quando captadas, nos alimentam emocional e energeticamente - emoções são apenas as traduções, que introduzimos e expandimos, das energias que somos capazes de captar.

Se você vive cercado pelas notícias do dia, se você almoça assistindo os crimes do gazeta alerta, se você adora sentir alguma emoção visceral que seja (porque a vida tem sido mesmo muito maçante) em filmes que só mostram violência, baixeza, e vileza (como se o ser humano só fosse capaz disso!) se você se deixa conduzir apenas pelo status profissional e pelas contas que tem de pagar no final do mês, eu preciso lhe dizer que não será capaz de perceber emanação nenhuma - a não ser que se desligue, se desplugue disso, e devolva esta merda toda para quem a gerou. Porque também são emanações, embora muito e intencionalmente distorcidas, e elas não encontrando um receptáculo (que por enquanto é você) elas naturalmente voltam pelo mesmo caminho, e vão dar de cara com seus criadores.

A gente não pode nem deve colocar nossas mentes e emoções em qualquer lugar, mas precisa antes conectá-la naquilo que vive e está vivo, na grande e complexa criação, na natureza, que está muito além desta conversa fiada de ecologismo que joga a culpa toda na população pelo estrago feito por um sistema escravizante.

O discurso ecológico é em muitos aspectos comparável a observar uma comissão de coronéis senhores de engenho culpando os escravos pela devastação que a plantação de cana causou. Ora, tenham vergonha!
Como é que alguém pensa em sustentabilidade dentro de um sistema que ainda é de mais-valia, que se vale da exploração do homem pelo homem, pelas desigualdades sociais e pela competição?

Conectando


Ninguém mesmo será capaz de realizar uma existência harmônica com a natureza se não for também capaz de se conectar com ela, e, sobretudo, perceber a grandeza que há nisto - e a grande pobreza que é estar e viver apartado. Para conectar-se às forças vivas basta olhar para elas, perceber que tudo está ligado, procurar sentir isso, que você não é uma entidade apartada e "individual" como pensava. Antes, possui uma individualidade que está à mercê de outras energias vivas, sendo sensível às mesmas.
Em resumo, basta parar um pouco para sentir o vento, a força da abóboda celeste imensa sobre tua cabeça, a opulência das árvores, o vôo descondicionado dos pássaros, as energias bem perceptíveis que emanam de um lugar. Ver, sentir e se deixar levar. Basta isto, e os sentidos e significações válidos começam a borbulhar e ganhar corpo no teu corpo, porque você faz parte disso tudo também.




Nenhum comentário:

Postar um comentário